segunda-feira, 26 de setembro de 2016

MOSTRA DE TRABALHOS DE ARTES - 3º BIMESTRE

Chinelos com Arte - Trabalho realizado através da releitura da música "Ando devagar" de Almir Sater, com os alunos do 3º 1 e 2. Técnica: desenho no sulfite e EVA.



Releitura das Obras de Luciano Martins. Publicitário e artista plástico, nasceu em Porto Alegre em 1996. Radicado em Florianópolis. É conhecido pelos traços lúdicos, quase infantis.

 





Abstracionismo Geométrico - Artista Piet Mondriam. Releitura realizada com os alunos do 6º Ano 1, utilizando cartolina com lápis de cor.
 
 
 
Arte no Papelão. Releitura das Obras de Gustavo Rosa, realizada pelos alunos do 4º Ano, utilizando tinta e papelão.
 
 

 
 
 
 
 


quarta-feira, 14 de setembro de 2016

PARTICIPANDO DO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO...

Nossa escola no desfile de 7 de Setembro deste ano, em comemoração à Independência do Brasil, representou o tema "Viva as Diferenças".

 


 






 

terça-feira, 6 de setembro de 2016

SEMANA DA PÁTRIA É COMEMORADA NA EEB. DR. CARLOS CULMEY


 
A INDEPENDÊNCIA É CONSTRUIDA A CADA NOVO DIA COM O NOSSO COMPROMISSO POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR.

Durante a Semana da Pátria a escola realizou homenagens ao nosso País em comemoração a sua Independência realizando Horas Cívicas. Estas, contaram com a participação de todos os alunos do 1º ao 9º Anos do Ensino Fundamental, além dos professores que organizaram as apresentações de suas turmas, da equipe pedagógica e administrativa.
 




 
 
 
 
 
Declamação da Poesia "Brasil" pela aluna Bárbara - 5º ano.
 
 
 
Declamação da Poesia "Canção do Exílio", de Olavo Bilac, pela aluna Alessandra - 4º ano.

 

Dramatização da Peça Teatral "A História da Independência do Brasil" pelos alunos do 3º ano 1.



Declamação da Poesia "Hoje, nós não temos o direito de errar", de Vanderlei Carneiro,
pelas alunas Liamara e Izadora - 7º ano (turno vespertino).



Interpretação da Música "Aquarela do Brasil", de Elis Regina,
pelas alunas Paola e Letícia do 6º ano 1.
 
 
 
Leitura da Poesia "Que País é Esse?" pelo aluno Eric Fernandes do 6º ano 1.



Declamação da Poesia "Brasil" pelas alunas Pâmela, Franciéli  e Emily do 6º ano 2.



Declamaçã da Poesia "Hoje nós não temos o direito de errar", de Vanderlei Carneiro, pela aluna Cassandra do 9º ano (turno matutino).



Declamação da Poesia "7 de Setembro", de Raimundo Nonato da Silva,
pelos alunos João, Kathierine e Micheli do 8º ano.

 
 
Declamação da Poesia "Brasil Real" pelas alunas Tuanny e Rayssa do 1º ano.
 
 
 
Leitura da Poesia "Dia da Pátria" pelas alunas Evelin e Pietra do 2º ano.
 
 

Interpretação da Música "Eu te amo meu Brasil" pelos alunos do 3º ano 2.
 
 

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A EEB. DR. CARLOS CULMEY É DESTAQUE NO CONCURSO MUNICIPAL DE POESIA

Na tarde da última sexta-feira, dia 02/09/16, realizou-se o tradicional Concurso Municipal de Poesia, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de nosso município. Este concurso contou com a participação das Escolas de Ensino Fundamental - Séries Finais de nosso município, tanto à nível municipal como estadual.
Para nossa grata satisfação nossa escola teve grande destaque neste concurso tendo o privilégio de conseguir o primeiro lugar,  de três , das quatro categorias concorrentes.  Sendo este o resultado final:
 
- Categoria 6º Ano: 1º Lugar para os alunos: Paola da Silva Weiss e Eric Gabriel Fernandes declamando a poesia “ O Velhinho Meditabundo” de autor desconhecido.
 
 
-  Categoria 7º Ano: 1º Lugar para a aluna: Micheli Antunes, declamando a poesia “Lua Adversa” de Cecília Meirelles.
 
 
-  Categoria 9º Ano: 1º Lugar para a aluna: Cassandra da Silva , declamando a poesia “ A Arca de Noé” de Ruth Rocha.
 
 
- Queremos destacar também a bela apresentação da aluna Patrícia Ribeiro Antunes, na Categoria 8º Ano, que declamou a poesia “ Pedaços de Mim” de Martha Medeiros.
 
A escola parabeniza seus alunos pelo empenho e dedicação que resultou em tão belas apresentações. De igual forma parabeniza a Professora de Língua Portuguesa Vanderlene Signori Werlang  e todos os demais professores envolvidos de uma ou outra forma  neste concurso e  a Equipe Pedagógica da escola pelo auxílio na realização dos ensaios.
 
Parabenizar as belas apresentações artísticas realizadas e de modo geral a  Secretaria Municipal de Educação  pela organização do Evento e a todas as demais escolas participantes  e concorrentes.
Foram belissímas as apresentações e merecem todo o nosso respeito e admiração.




sexta-feira, 2 de setembro de 2016

ESCOLA CARLOS CULMEY ENFATIZA A SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS E MULTIPLAS


A diversidade é um processo importante para a construção da identidade de cada um, ela tem um papel crucial na criação de valores e atitudes que permitam uma melhor convivência e respeito entre todos os seres humanos.
 
Ter direito à Diversidade e à Igualdade significa garantir que ninguém seja discriminado por sua etnia, raça, cor da pele, cultura, origem, idade, orientação sexual, idioma, religião, opinião, condição social , econômica, física ou intelectual. É nesta perspectiva que nossa Unidade Escolar vem desenvolvendo inúmeros trabalhos e ações com o claro intuito de construir um espaço de convivencia saudável e a conscientização para o respeito e a não discriminação.

Desde o início do ano letivo procuramos de forma conjunta, professores, pedagógico, administrativo e direção da escola trabalhar com o tema “Diversidade” em nossas ações e atividades. Sendo assim, também procuramos enfatizar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiências Intelectuais e Multiplas, realizando uma programação especial entre os dias 22 à 26 de agosto/2016 para trabalhar as diferenças enfatizadas nos direitos humanos à fim de incorporar valores indispensáveis para o convívio social como tolerância e respeito.
 
Com base no lema: "O Futuro se faz com a conscientização das diferenças" e com o auxilio dos segundos professores (Mariele, Angela Jung, Vanessa Secchi, Sidonia, Jucélia e Crislei) e a professora do SAEDE (Janaina), todos as professoras pedagogas (Rosana, Rosinha, Tatiane e Vanessa) e todos os demais professores (Vanderlene, Edilene, Gesebel,  Terezinha, Aline, Christian, Iliane, Clademir, Ercília, Maria Odete, Luiz, Rosangela e Priscila) juntamente com a equipe pedagógica (Andréia e Angela) e a Assistente de Educação (Marilda) de uma forma ou outra abordaram o tema com clareza e objetividade com os alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

Damos início a esta temática falando à todos os alunos sobre o que é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, onde em todas as turmas os professores ou a equipe pedagógica introduziram a temática através de letras musicais, poesias, pequenos textos ou mensagens, sempre ressaltando a importância de sermos diferentes.


Outras atividades também foram desenvolvidas durante esta semana, tais como:

- Leitura e análise do Filme "A Cor do Paraíso", tendo em foco a questão das diferenças entre as pessoas e suas limitações (4º ao 9º anos).

- Leitura e análise do Filme "Jardim Secreto" (versão animada) com os alunos do 1º ao 3º anos.

- Confecção do cartaz:  “TODOS JUNTOS POR UMA EDUCAÇÂO INCLUSIVA”.















- Atividades em sala de aula envolvendo todas as disciplinas e séries como leitura de textos diversos, interpretações, produções textuais e artisticas, resolução de exercícios, leitura de imagens...

- Desenvolvimento da dinâmica "Cão Guia".












 
- Desenvolvimento da dinâmica "Vivendo com um Pé Só".
 
 
 
- Visitação à II Exposição de Trabalhos realizados pelos alunos do SAEDE de nossa Unidade Escolar, objetivando também conhecer e valorizar este espaço pedagógico.









 - Realização da "Trilha das Sensações".



- Dramatização da Peça Teatral "Mafalda e Josefa" com as professoras Vanessa Secchi e Jucélia F. Bach, tendo em foco o respeito às diferenças.





- Palestra com a Diretora da APAE Gorete Wickert e o Coordenador Pedagógico Sandro, abordando o tema "Exclusão dos Diferentes" e "Prevenção de Síndromes".


 
- Confecção de painéis, registrando nossa mensagem final, com o intuito de conscientezar nossos alunos sobre a fundamental importância de respeitarmos as diferenças e os diferentes pois somente assim teremos a oportunidade de convivermos em harmonia e de celebrarmos o amor.