terça-feira, 3 de dezembro de 2019

IV MOSTRA DE TRABALHOS DA EEB. DR. CARLOS CULMEY - A IMPORTÂNCIA DE EXPOR O TRABALHO DOS ALUNOS

Durante todo o ano letivo os alunos produzem muito conhecimento: escrevem bons textos nas aulas de Língua Portuguesa e Inglês, elaboram maquetes em Geografia, História e Ciências, criam belos desenhos e esculturas nas oficinas de Artes e aprendem a Matemática de forma lúdica. Essas produções não devem ficar em pastas ou restritas às quatro paredes da sala de aula. E foi com esse objetivo que a Escola de Educação Básica Dr. Carlos Culmey realizou no dia 29 de novembro a IV MOSTRA DE TRABALHOS. Exibir a produção feita em sala de aula é uma etapa importante, pois é uma maneira de todos se inteirarem das atividades realizadas em sala, é explorar as áreas coletivas, utilizando recursos gráficos e audiovisuais para incentivar a troca de experiências entre as classes. Com essa atitude o trabalho dos alunos é valorizado, o que é importante para a construção da identidade de cada um. Quanto mais jovem a criança, mais sensorial é a relação entre ela e os espaços escolares. No entanto, independentemente da idade, ela deve se sentir integrada ao ambiente que frequenta e ter o direito de ter participação nas intervenções que nele serão feitas. Afinal, a socialização dos conhecimentos adquiridos faz parte do processo de aprendizagem. "O reconhecimento da comunidade é um estímulo para que o aluno se empenhe em produzir o seu melhor", afirma a diretora Daiane Galli.
A escola agradece o empenho de toda a equipe escolar: professores, pedagógico, administrativo, direção e serventes. Em especial um agradecimento aos alunos, pais, comunidade escolar e autoridades que prestigiaram esse evento. A IV Mostra de Trabalhos foi um sucesso porque mostrou a união e o trabalho em equipe da EEB Dr. Carlos Culmey, do Bairro Cristo Rei, município de São Carlos.

























PARADA PEDAGÓGICA - DIA "C"

No dia 22 de novembro/2019, os Profissionais da Educação da EEB. Dr. Carlos Culmey, se reuniram na escola para realização de uma parada pedagógica intitulada “DIA C” para estudar e discutir o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Com base no documento, dentre as atividades previstas para o dia, foi realizada a revisão do Projeto Político-Pedagógico, que irá nortear as ações de nossa Unidade Escolar no ano letivo de 2020.

22 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no Brasil dia de 20 de novembro, foi oficialmente instituído em âmbito nacional através da lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismodiscriminaçãoigualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
Na nossa escola esta data foi lembrada e trabalhada com os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, durante as aulas de História, sob a coordenação do professor Clademir Trentini.
   

EEB DR. CARLOS CULMEY PARTICIPOU DO XIII CONCURSO DE DECLAMAÇÃO DE POESIAS

No dia 07 de novembro/2019 a EEB. Dr. Carlos Culmey participou do XIII Concurso de Declamação de Poesias, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, no município de São Carlos, na categoria Ensino Fundamental - Anos Finais. Nossa escola foi representada pelas seguintes alunas e declamações:
* 6º Ano: Rayssa Nicoli Godoy e Stefani Caroline Knorst Watte com a poesia "Poema do Amigo" de Silvio Britto
* 7º Ano: Karina Grillo Scheffer Gottardi com a poesia "Lei Maria da Penha" de Tião Simpatia
* 8º Ano: Bárbara Gabriela Gonçalves da Rosa com a poesia "Quase" de Sarah Westphal
* 9º Ano: Lais Gottschalk Weis e Paola da Silva Weiss com a poesia "Não Desista" de Victin
Na ocasião foram premiadas as alunas Rayssa e Stefani do 6º Ano e a aluna Bárbara do 8º Ano que conquistaram o 3º Lugar.
Estão de parabéns todas as alunas que participaram deste evento, bem como as professoras Vanderlene Signori Werlang e Camila Joana Hoffmann que se esforçaram para que tudo desse certo.

 6º Ano

7º Ano 

 8º Ano

9º Ano

 3º Lugar Rayssa e Stefani / 6º Ano

3º Lugar Bárbara / 8º Ano