segunda-feira, 31 de agosto de 2020

lançamento live SIG SEDUma transmissão ao vivo realizada no canal do YouTube da Secretaria de Estado da Educação (SED), apresentou o 2º Prêmio Honestidade nas Escolas Públicas Estaduais, nesta quarta-feira, dia 26, para gestores regionais e escolares de Santa Catarina. 

Neste ano, em função da pandemia do novo Coronavírus, o concurso será totalmente on-line e vai premiar o desenho mais criativo a partir do tema "Como praticar a honestidade?". A ação tem o potencial de atingir os mais de 80 mil alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual e pretende despertar nas crianças valores como cidadania, ética e integridade.

De acordo com a secretária executiva de Integridade e Governança (SIG), Naiara Augusto, a iniciativa busca provocar nas crianças a consciência de que eles são responsáveis por ações como zelar pela escola, desenvolver valores de honestidade e amor com a família, os amigos e todos que os cercam.

“Quando despertarmos isso na criança, trazemos a oportunidade de ela fazer boas escolhas”, afirma a secretária da SIG.

Para o secretário da SED, Natalino Uggioni, a realização do Prêmio é uma oportunidade.

“Nós não podemos deixar passar uma oportunidade de fortalecer princípios como integridade, lealdade e ética para a melhoria da sociedade. Quem ganha com isso são as crianças, evidentemente, e nós, os cidadãos”, pontua o secretário.

O Prêmio Honestidade nas Escolas Públicas Estaduais de Santa Catarina é uma parceria entre a Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG) e a Secretaria de Estado da Educação, e teve a sua primeira edição no ano passado, com o Prêmio SIG Kids.

Participação
Na primeira etapa, cada escola deverá escolher os quatro melhores desenhos, um de cada ano (1º ao 4º ano). Em seguida, a comissão julgadora estadual vai selecionar os quatro vencedores, com base em critérios como: pertinência ao tema, criatividade, harmonia e composição artística, entre outros.

Professor/gestor: Para mais detalhes sobre a participação dos estudantes, acesse o regulamento aqui.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

 

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, apresentou nesta terça-feira, 18, dados sobre o cenário atual da pandemia e o quadro da Covid-19 em Santa Catarina para o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, e a equipe técnica da secretaria. A reunião teve como objetivo esclarecer à Educação sobre os critérios para futura deliberação sobre as aulas presenciais no Estado, como a retomada ou uma nova suspensão.

A partir dos dados repassados pelo secretário da Saúde, técnicos da Secretaria da Educação atuam para adequar uma proposta para todo o Estado a ser deliberada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com base nas condições sanitárias existentes. O secretário informou que a situação em todas as regiões do Estado ainda é considerada gravíssima ou grave, o que representa o momento de atenção para a segurança da população e, ao mesmo tempo, requer ações planejadas.

“Viemos utilizando várias ferramentas que nos mostram desde os riscos sanitários até modelos epidemiológicos e projeções para algumas semanas. Isto possibilita à Educação conhecer os cenários e realizar o planejamento necessário para suas atividades”, frisou Ribeiro.

Ainda não há data estabelecida para o retorno das aulas presenciais. Um novo posicionamento será feito até a próxima segunda-feira, quando faltarão 15 dias para o fim da vigência do decreto atual, no 724, de 17 de julho de 2020, que suspende as aulas nas redes pública e privada até 7 de setembro.

“Conhecendo o contexto e mantendo o alinhamento com a Saúde, devemos informar novo posicionamento nos próximos dias, a fim de melhor informar a população sobre planos para atividades remotas e planos de retomada”, comentou Natalino Uggioni.

Nova portaria da SES determina suspensão de aulas até o risco moderado

Na segunda-feira, a SES emitiu a Portaria no 592/2020, que determina quais medidas de enfrentamento da Covid-19 devem ser adotadas de acordo com a Avaliação de Risco Potencial nas Regiões de Saúde, classificadas como Gravíssimo, Grave, Alto e Moderado. Entre as atividades que passam por restrição, estão as aulas presenciais no Estado, que devem ser suspensas, inclusive em quadro de risco moderado, o que demanda adequações na estratégia da SED e contínuo monitoramento.

Com a publicação da portaria, o Governo do Estado avança em monitoramento e vigilância da COVID-19, o que vem evitando o colapso do sistema hospitalar para o enfrentamento do novo coronavírus. Ferramentas e metodologias utilizadas pelo governo permitem conhecer a situação atual e elaborar projeções sobre o quadro de contágio e de ocupação do sistema de saúde.

 

capa site Agosto LilásA Lei Maria da Penha completa 14 anos neste mês de agosto. Para marcar a data e reforçar o compromisso na luta para acabar com a violência contra a mulher, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), promove o “Agosto Lilás”. Um dos objetivos da iniciativa é mostrar os indicativos de um relacionamento agressivo e que todos saibam como denunciar as situações em que a mulher corre o risco de ser vítima de violência.

Considerando esse momento de distanciamento social decorrente da pandemia de COVID-19, tem se evidenciado o aumento de casos de violência doméstica. Para conter a violência e marcar a importante data de conquista no calendário, as principais ações de conscientização deste ano serão em formato virtual, com realização de debates sobre o tema e postagens em redes sociais e sites de diversos órgãos e instituições do Governo, assim como divulgação na imprensa. Outras ações estarão sendo realizadas no Estado, como por exemplo, iluminação de espaços e fachadas com focos na cor lilás durante o mês de agosto.

Ações na educação catarinense

Agosto Lilás escola Major GercinoNesse sentido, a Secretaria de Estado da Educação (SED) convidou as Coordenadorias Regionais e Unidades Escolares a divulgarem o infográfico (abaixo) sobre situações de violência contra a mulher, desenvolvido especialmente para a Campanha.

A EEB Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino, desenvolveu uma ação em referência ao Agosto Lilás para sensibilizar a comunidade. O cartaz instalado em frente à escola foi produzido pelas professoras Rozane Fermino da Silva e Aline Hoffmann Martini, e faz parte do Projeto Elas, que visa combater todos os tipos de violência contra a mulher. De acordo com a educadora Rozane, o projeto já existia na escola antes da pandemia e agora se estende no ensino remoto. “Os estudantes participam de atividades pelo Google Meet sobre temáticas em relação ao combate à violência contra a mulher”, destaca ela. 

Infográfico Agosto Lilás

A campanha Agosto Lilás, realizada em todo país, foi regulamentada em 2019 em Santa Catarina, com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha.

 

 

 

13 08 MindLabA Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina assinou um termo de doação com a Mind Lab Edtech, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, para ofertar o Programa Mind Lab em Família a mais de 294 mil alunos, além de pais, responsáveis e 16 mil professores de anos iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, nas escolas estaduais catarinenses.

O programa cedido pela empresa para uso na rede estadual de ensino está disponível a partir do site da SED, para incentivar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes e famílias durante o período de aulas remotas, devido ao novo Coronavírus. O uso da plataforma é intuitivo e não é necessário fazer cadastro ou login, apenas acessar o link e selecionar as atividades.

“Ao oferecermos esse programa, temos propósito de favorecer o desenvolvimento dos estudantes, mas também proporcionar a oportunidade de os pais aumentarem sua interação com os filhos em sua vida escolar e de nos auxiliarem no processo de Educação, especialmente neste momento”, declarou Uggioni.

Assista à gravação da transmissão de lançamento do Mind Lab em Família em SC

O Mind Lab em Família foi criado tendo como referência o Programa Mente Inovadora que utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados. Os jogos estimulam os alunos a experimentarem um contexto controlado de situações da vida real, atribuindo significado ao aprendizado e exercitando habilidades como empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe. Os conteúdos da plataforma foram adaptados para o período de suspensão de aulas presenciais e passam a ser disponibilizados remotamente, com acesso fácil e gratuito. Além das interações no meio digital, os jogos podem ser confeccionados com objetos encontrados em casa.

“A Covid-19 impôs medidas de prevenção poucas vezes vistas na história. Quando falamos das aulas estarem paralisadas sem perspectivas de retorno, nos referimos a mais de 850 milhões de crianças e adolescentes em todo mundo longe do ambiente escolar, como aponta a Unesco, explica Marcelo Del Bel, Diretor de Operações da Mind Lab.  “O projeto surgiu da nossa vontade de minimizar impactos da crise na educação e fornecer uma forma de ensino remoto que ajude as escolas a atenderem os alunos e a família durante esse período”, pontua.

A metodologia envolve atividades autoinstrucionais interativas, em que são estimuladas a criatividade e autonomia dos alunos, o engajamento das famílias, e o aprimoramento contínuo da equipe da rede. Os professores terão acesso a uma plataforma com vídeos, cursos, webinars e seminários on-line, com temas como “Habilidades da Base Nacional Comum Curricular na Prática”. Ao final de cada módulo, os profissionais serão certificados.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

 A HOMENAGEM HOJE, DIA 11 DE AGOSTO, É PARA NOSSOS ESTUDANTES...

    

PARABÉNS QUERIDOS ESTUDANTES POR SEREM FONTE DE LUZ E

ESPERANÇA PARA UMA SOCIEDADE MELHOR!!!


COM CARINHO,

EEB Dr. Carlos Culmey