terça-feira, 17 de março de 2020


               COMUNICADO URGENTE
Conforme Decreto 507/2020 sobre Medidas de Prevenção Coronavírus e orientações da Secretaria do Governo do Estado de Santa Catarina estão suspensas as aulas na EEB. Dr. Carlos Culmey a partir do dia 19 de março (quinta-feira) e deve permanecer pelo menos por um período de 30 dias. Para uma maior segurança, à partir de hoje, os pais que queiram já podem deixar seus filhos em casa, sem prejuízos no processo ensino-aprendizagem. Os primeiros 15 dias de suspensão de aulas correspondem à antecipação do Recesso Escolar do mês de julho.
OBS.: Fica cancelada a Assembléia Geral da APP marcada para ser realizada no dia de hoje em nossa escola.
Desde já agradecemos a compreensão de todos e colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.
Att,    Direção, Pedagógico e Professores

EEB DR. CARLOS CULMEY SUSPENDE AS AULAS A PARTIR DE 19 DE MARÇO/2020


Conforme Decreto 507/2020 sobre Medidas de Prevenção Coronavírus e orientações da Secretaria do Governo do Estado de Santa Catarina estão suspensas as aulas na EEB. Dr. Carlos Culmey a partir do dia 19 de março e deve permanecer pelo menos por um período de 30 dias.
No final da tarde desta segunda-feira, 16, a Secretaria de Estado da Educação passou a adotar os procedimentos necessários para a suspensão das aulas nas redes públicas e na rede privada em território catarinense, pelo período de 30 dias, a partir de quinta-feira, 19, com possibilidade de prorrogação.
“Precisamos pensar no bem coletivo. Decidimos pela suspensão das aulas para reduzir a circulação de pessoas e, com isso, conter a propagação do vírus no estado. Todas as nossas medidas são neste sentido”, observou o governador Carlos Moisés.
A decisão integra o conjunto de ações preventivas para a contenção do coronavírus em Santa Catarina. Alunos da rede estadual que não forem a partir desta terça-feira, 17, terão as faltas abonadas. Pais que tiverem condições e preferirem que seus filhos fiquem em casa poderão optar por isso sem prejuízo em relação aos conteúdos didático-pedagógicos, já que serão feitas atividades de revisão.
"Essa decisão foi tomada após discussão com diversas entidades, como Conselho Estadual de Educação, Ministério Público, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Estamos avaliando o cenário desde sábado para chegar a esta definição em colegiado e comunicar a suspensão a toda a rede de ensino. Estamos atuando para evitar prejuízos aos alunos no contexto didático-pedagógico”, explica o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.
Os primeiros 15 dias de suspensão de aulas correspondem à antecipação do recesso escolar do mês de julho.

AÇÕES PARA CONTER A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS
A melhor forma de frear o avanço do coronavírus é a prevenção:
- Caso o paciente apresente os sintomas da doença, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde. Lá os agentes de saúde farão o devido encaminhamento, se necessário, e darão as orientações em relação ao tratamento.
- Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
- Somente serão transferidos para UPAs ou hospitais pacientes em estado mais grave. Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de gripe e a recomendação para quem não tiver o caso agravado é que fique em isolamento e monitoramento em casa.
- Idosos e pessoas com doenças crônicas evitem ir a eventos fechados a locais com aglomeração
- Evite viajar se estiver com febre ou tosse;
- Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza);
- Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel;
- Evite tocar os olhos, nariz e boca;
- Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente;
- Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo;
- Na viagem, evite a ingestão de alimentos de procedência duvidosa ou inadequadamente preparados;
- Evite o contato com animais silvestres ou animais doentes.

COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É TEMA DE PALESTRA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DR. CARLOS CULMEY

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, alunos do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano da Escola de Educação Básica Dr. Carlos Culmey, do Bairro Cristo Rei, presenciaram, na terça-feira (10), uma palestra sobre “Violência Doméstica”, proferida pela Policial Militar Ana Paula Rauber.
A palestrante explanou as várias formas de violência domésticas (física, moral, sexual, psicológica e patrimonial) que mulheres sofrem ao decorrer de sua vida, causas e conseqüências, juntamente com estatísticas comprobatórias e a Lei Maria da Penha – que criminaliza a violência doméstica. A Lei cria uma rede de proteção para a mulher. “No entanto, somente criar um sistema de denúncia de violência não é suficiente, é preciso ter um sistema de apoio à mulher”. Informou também a quem recorrer quando ocorrer casos relacionados a esses delitos.
O objetivo da palestra foi sensibilizar orientar e prevenir os alunos a respeito da violência contra a mulher, como uma medida de prevenção no combate a esse crime. De forma acessível, a palestra manteve um aspecto de diálogo, no qual palestrante e alunos interagiram com perguntas, comentários e respostas, promovendo uma troca de experiências, dando um teor lúdico ao conhecimento.
A Diretora da Escola Daiane Galli agradece a parceria e apoio da Polícia Militar frisando que a Educação é uma grande aliada para mudar o cenário da violência doméstica e familiar.








quinta-feira, 12 de março de 2020

PARABÉNS MARILDA! NOSSA ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO


Dia 10 de março comemoramos o Dia da Assistente de Educação e em nossa escola quem desempenha esta função é a Marilda. Ela faz parte da gestão administrativa da escola. Realiza registros, matrículas, despacha documentos, organiza históricos, colabora com o planejamento escolar, auxilia na formação de turmas, atende professores, pais e alunos.
É a profissional que está ligada a toda funcionalidade da escola. Por isso é extremamente importante no ambiente escolar.
Por estas e outras funções que desempenha na escola, por ser profissional..., bem como por ser uma pessoa sincera, amiga, solidária, responsável, comprometida e competente..., elegante, séria e também gostar muito de brincar e sorrir, nós não poderíamos deixar de lhe dar os merecidos parabéns, pois esta escola não seria a mesma sem você.

Queremos neste dia reafirmar a nossa admiração pela sua competência e por todos os seus demais dotes que, diga-se de passagem e com todo o respeito, são muitos!

Receba os abraços e beijos de todas as pessoas que convivem com você, que dependem dos seus competentes serviços e que adoram desfrutar da sua agradável companhia.

Homenagem da EEB Dr. Carlos Culmey à nossa Assistente de Educação – Marilda.